
LISTA DAS DÚVIDAS
1. quantos dias ficar
2. qual época do ano é melhor
3. localização do hotel
4. o que não esquecer
5. como chegar a Praga
6. estação de trem
7. aeroporto
8. perigos na cidade
9. tem que reservar algo antes?
Respostas são baseadas na opinião minha e dos turistas que acompanhei durante os 15 anos da minha carreira da guia local.
Como escolher a localização do hotel?
Maioria dos turistas fica no Centro histórico que é tombado pela UNESCO. No endereço aparece Praha 1 e inclui 4 bairros históricos: Cidade Velha (Staré město), Cidade Nova (Nové město) e na outra margem do rio Cidade Pequena (Malá Strana) e Bairro do Castelo (Hradčany).
Marco comum de Praha 1 é que você está na parte onde estão os seus colegas com todas as vantagens (lojinhas com lembrancinhas, restaurantes que costumam ter cardápios em várias línguas, tudo próximo a pé) e desvantagens (especialmente no verão pode uma multidão imensa de turistas em alguns lugares, fica mais caro, tem mais "espertos" se aproveitando dos turistas e mais batedores de carteiras).
Se for para escolher entres os 4 bairro históricos:
Hradčany
O bairro mais "nobre" com muitas instituições do estado, na noite meio vazio, não tem tantas lojas úteis, está na colina - para manha é legal, só vai descendo a cidade, mas para voltar seria bonde, uber ou táxi
pessoalmente acho que é legal para quem quer ficar na noite mais sossegado, talvez queria ver as vistas noturnas e de manha cedo bonitas, não é muito animado na noites (somente uns bares ou restaurantes)
Malá Strana
Este bairro é perto dos principais monumentos históricos, tem uma praça central com vários restaurantes, aqui também se encontram uns restaurantes sempre recomendados pelos turistas brasileiros como Kampa park ou U malířů. Tb tem umas cervejarias, mas as opções não são tao numerosas como na Cidade Velha ou Nova. Tem umas lojinhas na ruas perto da Ponte Carlos.
Staré město -
Nové město - como este bairro é bastante grande, tem que se dividir em umas regiões:
O mais estratégico deste bairro é que aqui se encontra a Estação Central de trens - Praha Hlavní nádraží. Entao quem vem e vai de trem, talvez seja a melhor opção ter hotel por aqui. Claro, como cada estacao central, esta também atrai muitas pessoas sem abrigo e na noite pode ficar menos agradável voltar ao hotel.
Outro motivo para ficar aqui é que é perto a Cidade Velha (Cidade Nova passa por volta da Cidade Velha como um abraco) e tem muitas lojas, shoppings, restaurantes. Quer fica perto da Praça da República (Náměstí republiky)
Quantos dias ficar em Praga?
Maioria dos turistas fica em Praga dois dias inteiros ou seja, três noites. Eu acho ideal para quem não tem muito tempo nas suas férias. Neste tempo você conhece a cidade bem e tranquilo, claro, como sou guia daqui, sempre ia recomendar ficarem mais tempo...
Em dois dias recomendo você fazer dois passeios de meio dia e conhecer assim as belezas imperdíveis da cidade no período de manha, de tarde você fica livre, consulta comigo as opções, pega as dicas e descansa. O primeiro passeio "Centro histórico" apresentaria a parte baixa da cidade onde a maioria dos turistas fica hospedada, assim você conhece o perto do hotel, clique AQUI para saber mais. No segundo dia íamos descobrir as belezas do Bairro do Castelo.
Ficar somente um dia inteiro (duas noites) eu acho que é muito pouco, ou seja, você consegue ver os monumentos, tirar fotos e dizer que foi, mas provavelmente vai faltar o tempo de ver tudo que vale a pena e ter tempo de apreciar lojinhas, restaurante e cerveja.
Tem gente que fica três e até mais dias (guiei vários turistas que ficaram semana inteira aqui e acharam pouco...).Assim você terá tempo de conhecer Praga devagar, ir parando e voltando aos lugares dos quais gostou, e daria você fazer uma excursão bate-volta daqui.
Claro, uma das bate-voltas você pode fazer no caminho para Praga ou saindo daqui.